Páginas

ATENÇÃO

Algumas matérias postadas neste site, são retiradas da internet. Os créditos serão mantidos.

sábado, 5 de novembro de 2011

Cuidados com o corpo

SAÚDE

 fratura por stress


Por Dra. Ana Paula Simões


Fig 1 - Fratura do Metatarso
Fig 1 - Fratura do Metatarso
Foto:
1 
A fratura por stress é um problema que antigamente era restrito aos atletas de alta performance (alto impacto) e militares (marcha por longa distância), mas hoje deve ser lembrado por quem pratica e lida com atividade física.

Com o aumento do número de praticantes de esportes e a sobrecarga extra, que às vezes chegam a ultrapassar a resistência fisio-histológica do osso (principalmente corrida), além da intensidade dos treinos, as fraturas por stress podem acontecer por causa do esgotamento muscular (esforço excessivo) e a falta de absorção de impactos acumulativos. Invariavelmente, os músculos fadigados transferem a sobrecarga do stress para o osso ocorrendo a fratura por stress.

O que é fratura por stress? As fraturas por stress são fissuras microscópicas dos ossos, causadas por uma soma de quantidade de impacto. Esse esforço físico repetitivo aumenta as solicitações ósseas, que quando ultrapassam a resistência normal, ocorre a substituição da deformação elástica pela deformação plástica, isto é, não há retorno à situação anterior e, caso as exigências continuem, instalam-se microfraturas, prevalecendo então a reabsorção óssea. Nesta fase da evolução, tem-se uma alteração fisiológica, a fratura, no entanto sem aparente comprometimento anatômico (deformidade).

Como acontece? Pode se originar de um aumento muito rápido da intensidade, volume ou mesmo de uma mudança no tipo de treino (troca de calçado, tipo de piso, programa de saltos, etc.). A fadiga muscular pode também ter papel importante na ocorrência de fraturas por stress.

Para cada milha que um corredor percorre, mais de 110 toneladas da força devem ser absorvidas pelos pés. Os ossos não são feitos para absorver muita energia e os músculos agem como absorventes de choque adicionais. Mas, quando os músculos se tornam cansados e param de absorver a maioria da energia, as quantidades mais altas de choque vão para os ossos.

O osso envolvido é submetido a uma carga excessiva sem o devido respeito aos princípios de progressão e repouso, e inicia-se uma fratura da parte mais interna do osso (trabéculas ósseas), que pode, se não tratado, progredir para uma fratura completa (incluindo a cortical).

Qual a incidência? Estudos têm mostrado resultados que indicam que as mulheres têm mais fraturas por stress do que os homens. Muitos ortopedistas atribuem este fato a uma condição conhecida como “a tríade da atleta feminina”:





  • desordem alimentar (bulimia ou anorexia);
  • amenorréia (ciclo menstrual ausente);
  • osteoporose. Quando a massa óssea da mulher diminui, aumentam as chances de ocorrer uma fratura por stress.

    As fraturas por stress ocorrem menos freqüentemente nos africanos se comparados aos caucasianos. Isso acontece devido a um BMD mais elevado (densidade mineral do osso). A incidência aumenta provavelmente também com a idade devido às reduções da BMD.

  • Dra. Ana Paula Simões

    Consultora Webrun de ortopedia e traumatologia esportiva. Especialista em medicina e cirurgia do pé e tornozelo, assistente do grupo de traumatologia do esporte da Santa Casa de São Paulo e atual médica da seleção brasileira feminina de futebol Sub-20. Atendimentos: Taktos (seg, ter, quin e sex) - 3463 -6110 ou 5081 3643; Sotto Píede (seg, quint, sexta e sab) - 3064-7788 ou 3892-5991; Mais - lapa (quarta à tarde).
    http://lattes.cnpq.br/2785121990946814.

    Site: www.anapaulasimoes.com.br

    Comentários: (1) Ver  |  Comentar  |  Enviar por email  |  Imprimir  |  Comunicar Erros








    2 comentários:

    Lidy Henriques disse...

    Oi Amor. Que matéria maravilhosa.
    Parabéns!!!! Adorei
    Tive que vir dar uma olhadinha rápida antes de sair. Bjo. Estou te esperando!!!!

    Amanda Pavão disse...

    oii seguindo aquii te convido a dar uma passada la no meu cantinhoo tbm e se gostar segue de volta

    beijo grande

    http://amandapavao.blogspot.com/

    Postar um comentário

    Obrigado por comentar.
    Volte sempre que quiser!!!

    Materias para Concursos / baseado no Simple | por © Templates e Acessórios ©2011